Banco de horas: como funciona?
- Ana Paula Voltolini Oliveira
- 24 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
O famoso banco de horas é um sistema de compensação de jornada que muitas empresas utilizam, porém, é necessário ter o máximo de cuidado com esse sistema, principalmente analisar se esse tipo de compensação é interessante para a sua empresa.
O banco de horas individual ou coletivo funciona quando o trabalhador ultrapassa a sua carga diária ou semanal de trabalho, e são essas horas, as extraordinárias, que vai para o sistema para que o trabalhador receba depois.
Esse sistema oferece uma certa flexibilidade, podendo a empresa, depois da reforma trabalhista, instituir o banco de horas de forma individual, dessa forma a empresa acorda diretamente com o funcionário acerca do banco de horas, sendo que, nesse caso o tempo de validade de compensação é de 6 meses.
Dessa forma, a empresa deixa de realizar o pagamento das horas extras, porém, o trabalhador terá o direito de compensar essas horas trabalhadas, tornando a sua jornada de trabalho mais flexível.

E nunca se esqueça que ao implementar o banco de horas deve ser observado a realidade da empresa e a possibilidade de compensação de forma efetiva dessas horas, bem como, ter um termo do banco de horas estipulando todas as regras.
Entre em contato caso tenha ficado com alguma dúvida!
Comments